MANUAL DO

Book NewBorn.

Dicas e Recomendações Pré-ensaio. 

O Significado e a história do Book NewBorn.

A palavra newborn quer dizer recém-nascido em inglês, mas quando usamos esse termo em fotografia, estamos nos referindo à um estilo especial de fotografia com bebês recém-nascidos, pois eles podem ser fotografados em vários outros estilos.


Esse estilo novo de fotografar bebês tem sua origem no conhecido trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, por isso é bastante popular nesse país e também nos EUA, Canadá e alguns países da Europa como Inglaterra e Alemanha. Aqui no Brasil ainda é algo relativamente novo e começou a ser mais conhecido à partir de 2011.


Diferente do estilo “life-style” que é fotografar o bebê no ambiente da sua casa, com suas roupinhas e brinquedos, a fotografia "newborn" busca um olhar mais artístico onde o bebê é retratado na maioria das vezes peladinho ou enrolado em pequenos tecidos, em poses que são trabalhadas pela equipe de maneira que remetam à forma que ficavam quando estavam na barriga de suas mamães. Eles também são ajeitados (sempre delicadamente) de forma que suas mãozinhas e pézinhos passem uma imagem de sossego, sono tranquilo e sereno. 


A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo justamente para que possamos coloca-lo nas poses. Esse é um bonito registro do início da vida de uma pessoa que já se tornou (tenho certeza) a mais importante da sua vida! Deve ser feito com alegria, sem preocupações e de forma responsável. É muito importante que, para fazer esse tipo de fotografia, o profissional tenha conhecimentos sobre a fisiologia do bebê e saiba lidar com ele sempre respeitado normas de segurança e higiene orientadas por pediatras e fisioterapeutas.

Segurança.

o conforto e o bem-estar do bebê devem estar sempre em primeiro lugar. Muito antes da foto bonita! o dia da sessão newborn se aproxima, aqui neste manual encontram-se todas as informações sobre o dia das fotos, é MUITO IMPORTANTE seguir o passo a passo, pois trata-se de um trabalho em conjunto (equipe, papais e o bebê). O sucesso do ensaio depende de 50% destas orientações. 

Dinâmica do ensaio, Como é uma sessão NewBorn.

Vamos adiantar aqui algumas informações sobre como é nosso ensaio newborn. Assim você, mamãe, já vai mais preparada sobre o que vai acontecer e então fica mais tranquila. Sei que há muitas expectativas e ansiedade nesse momento, elas são normais. Então para não torna-las maiores do que precisam ser, siga corretamente estas orientações!

Baby Steps. Os 5 passos Mágicos.

1) Quando vocês chegarem nossa equipe recebe e acomoda vocês em nosso estúdio esclusivo para NewBorn que já vai estar quentinho.
2) Tiramos a roupinha do bebê e deixamos ele só de fraldinha, enroladinho no cobertorzinho dele.
3) Com o bebê adormecido, pegamos ele no colo e com cuidado e calma, ajeito ele em um dos sets de produção (cestinha, baldinho, caixinha).
4) Então ajustamos a pose e começamos a fotografar. Vocês ficam sempre presentes, admirando seu bebê. As fotos em si são feitas rapidamente, o que demora (e para isso precisamos calma e paciência) é mantê-lo dormindo e ajeita-lo nas poses. Quanto mais profundo for o soninho dele, mais fácil e rápido se torna esse processo. Se entre uma troca de acessórios e outra ele não acordar, seguimos fotografando. Caso contrário, ninamos novamente até que ele durma de novo para recomeçarmos. Sempre sem pressa. Nós não temos problemas se tiver que esperar bastante tempo até ele adormecer, esse é nosso trabalho, adoramos fazer e temos bastante paciência. Então o que pedimos para vocês é que também cheguem com esse espirito, isto é, estejam tranquilos e procurem relaxar. Toda vez que acharmos que ele precisa parar para trocar a fralda ou mamar, nós paramos e depois recomeçamos. A sessão newborn é longa por conta de todas essas fases e pausas, dura em média 3 horas. É por isso que gostamos de enfatizar: é preciso ter calma e paciência pois o tempo e ritmo da sessão é dado pelo bebê. Aproveitem para fazer uma pausa na correria dos últimos dias com rotinas e tarefas novas e curtam o momento!
5) Faremos durante o ensaio, pode ser no começo ou no final, algumas fotos do bebê junto com os pais e irmãos.
Daremos orientação quanto ao figurino da mamãe e do papai.


RECOMENDAÇÕES.

AGENDAMENTO PARA AS FOTOS.

A sessão deve acontecer preferencialmente entre 10 e 18 dias de vida, período em que os bebês possuem maior flexibilidade e dormem mais profundamente. Não deixe ultrapassar este prazo! Sugerimos pedir para que um amigo ou familiar fique responsavél por nos informar sobre o nascimento do bebê, assim encaixaremos a sessão na agenda.


TEMPO PRECISO PARA FAZER AS FOTOS.

O tempo da sessão varia entre 2h à 3h. As fotos só podem ser realizadas com o bebê em sono profundo, é o que irá garantir a segurança do bebê nas poses mais complexas. Esteja ciente de que é o recém-nascido quem manda na sessão, a maioria tem o ritual de sono parecido,

porém existem exceções onde o bebê tem maior dificuldade de entrar neste estágio do sono profundo. Por tratar-se de uma sessão demorada requer muita paciência. DICA PARA A MÃE: É importante que você esteja tranquila e sem pressa ou agitação no dia da sessão. Bebês são sensíveis e captam com facilidade a nossa energia. Assim, se estamos tranquilas há mais chances que eles também estejam. Também sugerimos que não agendem nenhum compromisso importante com hora marcada próximo ao horário da sessão pois nunca sabemos exatamente quanto tempo vai durar a sessão com seu bebê!


 O AMBIENTE DO ESTÚDIO.

O espaço do estúdio NewBorn é pequeno para ser aconchegante e acolhedor. Neste estúdio dispomos de micro-ondas, trocador, lenço umidecido e poltronas. Tudo é higienizado antes da sessão, as fotógrafas não utilizam sapatos durante o ensaio, garantindo um ambiente ainda mais limpo. Pedimos que SÓ VOCÊS (pais do bebê) venham ao ensaio neste dia. Deixem a surpresa para as vovós e titias para depois. Quanto mais tranquilo estiver o ambiente melhor será para a realização do ensaio, lembre-se que é um registro único do seu filho, mas o não cumprimento desta etapa pode comprometer toda a sessão.IMPORTANTE: Caso o bebê tenha irmãozinho(a), pedimos que um adulto fique responsável por levar a criança ao estúdio no momento certo (a fotógrafa irá informar). Para os meninos a roupa ideal é jeans e camiseta branca, é atemporal e nunca sai de moda. Já as meninas, pedimos para irem com cabelos soltos e sem nenhum tipo de presilha, pois utilizamos nossos acessórios, que serão coordenados com os do recém-nascido.


DURANTE A SESSÃO.

O bebê fotografa com nossas roupinhas e acessórios, as produções são por nossa conta. Pedimos a mãe para manter-se sentada evitando a proximidade do bebê que pode agitar-se ao sentir o cheiro do leite materno. Utilizamos um som chamado RUIDO BRANCO que nada mais é do que a simulação dos barulhos que ele ouvia dentro do útero da mãe. O som é alto, mas não se assuste, não prejudicará o bebê e tem um efeito relaxante considerado mágico, visto que a vida intrauterina é MUITO BARULHENTA. Seu bebê é manipulado pelas fotografas, ambas tem total

preparo e experiência com bebês, também são mamães!


A NOSSA EQUIPE.

Na sessão serão duas fotografas, o recém-nascido está sempre ao alcance de suas mãos, garantindo a segurança do bebê. Nossas fotografas possuem total preparo para a sessão, passaram por cursos que abrangem não só a fotografia mas também a manipulação e cuidados com o bebê. Ambas trabalham em conjunto com muito amor e dedicação para garantir lindas fotos e uma recordação única para toda família.


MATERIAL DE APOIO.

Os bebês possuem um reflexo que chamamos de sucção, é seu instinto de sobre-vivência onde ele tem a necessidade de sugar. Por isso pedimos que a mamãe traga uma chupeta, aonde usaremos durante a sessão, desta forma não precisaremos interromper as fotos para que o bebê se acalme e sendo assim, não reduza o tempo e rendimento da sessão. Mas caso você não se sinta a vontade quanto ao uso da

chupeta é só nos comunicar.


OS ACESSÓRIOS.

Nós fornecemos tudo que o bebê precisa para a sessão: cestinha, baldinho, caixinha, pufe, gorros, mantas, laços, roupinhas, etc..

Nossos acessórios são confeccionados com materiais que não agridem a pele delicada do bebê e são lavadas com sabão neutro após cada sessão para proteção dos recém-nascidos.


FOTOS COM OS PAIS.

O foco da sessão é o bebê, mas quando é da vontade de ambos, realizamos algumas fotos com os pais.

MAMÃE: Vista camisa ou camiseta branca livres de estampas e escritas, as mãos aparecem muito durante as fotos, o esmalte deve ser claro e a unha feita, a maquiagem deve ser natural, visto que o momento requer leveza e serenidade.

PAPAI: vista também camisa ou camiseta básica, sem estampas ou escritas.


IMPORTANTE LEMBRAR.

Como a fotografia newborn é feita com o bebê sem as roupinhas, o ambiente estará aquecido para que fique confortável e quentinho para ele. A temperatura dentro do estúdio estará em torno de 27ºC ou 28º C. Isso significa que nós (e vocês) vamos passar calor! Venham vestidos com roupas “em camadas” para que possam tirar os casacos ou blusas que vestem se o dia estiver frio e dessa forma não ficarem desconfortáveis.

Mamãe, se puder, um dia antes da sessão evite comer alimentos que possam provocar gases e cólicas no seu bebê. Evite alimentos como:

Chocolate ao leite / Carne vermelha e frituras / Cebola / Repolho / Ovo / Couve-flor / Feijão / Grão de bico / Iogurte integral / Batata-doce.



CHEGOU O DIA! COMO PROCEDER.

Mantenha o bebê acordado nas 2 horas que antecedem o ensaio. Um banho calmo e relaxante ajudará a mantê-lo acordado durante este período e o deixará mais tranquilo. Coloque apenas fraldinha e enrole o bebê em mantas. Amamente sem pressa antes de sair de casa, deixe-o de barriguinha bem cheia e insista mais um pouco, assim teremos bastante tempo para fazer as fotos e ele se manterá tranquilo durante pelo menos 2 horas: ele dormirá com o balanço do carro no trajeto entre a sua casa e o estúdio otimizando o tempo. Ao chegar no estúdio e estacionar o carro, não retire seu filho do bebê conforto, traga-o dentro dele.


AVISO IMPORTANTE:

 No dia da sessão ninguém pode estar doente! Atenção: isso é mesmo importante. No dia da sessão de fotos com o bebê ninguém pode estar doente. Nem o bebê, por razões obvias. Nem a mamãe, nem o papai e muito menos as fotógrafas! Se um de nós não estiver bem, se estiver com alguma virose ou qualquer mal-estar, cancelamos a sessão e agendamos para outro dia. Já aconteceu de um pai estar muito gripado e como a mamãe e o bebê estavam bem, eles vieram mesmo assim para o estúdio, mas é importante lembra-los que nossa equipe precisa se proteger pois temos contato quase diariamente com bebês novinhos e por isso carregamos a gente a responsabilidade de não ser transmissora de nenhuma virose. É muito importante esse cuidado e esse respeito!


LEMBRE-SE QUE SEGUIR TODAS ORIENTAÇÕES DESTE MANUAL PARA OBTERMOS AS MELHORES FOTOS!

SEJAM BEM-VINDOS!

Clique no BOTÃO a baixo para AGENDAR o ensaio NEWBORN para seu bebê!

Para agendamentos de Terça a Sexta Feira. 

NOSSO ENDEREÇO

RUA

Sobre o Studio7.

Atuando no mercado a mais de 40 anos, o Studio 7 é referência nacional em books, retratos e fotografia profissional. Com uma estrutura diferenciada composta por 4 estúdios climatizados, sets de maquiagem e rouparias completas, oferece a você um dos melhores espaços do estado para elaboração de suas fotos. Cada ensaio é feito de acordo com sua preferência e estilo, para registrar de maneira especial todos os momentos de sua vida. Dos primeiros dias até 1 aninho, da infância e juventude até a formatura , até para nossos bichinhos de estimação, os books do Studio 7 são peças únicas de beleza e personalidade. Venha conhecer e eternizar sua história!

Studio7 Fotos e Books • Endereço: Rua Feijó Júnior, 1006 - São Pelegrino • Caxias do Sul - RS • E-mail: studio7@studio7.com.br • Telefone: 54 3214-3737